De certo modo, Mendel não viu os seus estudos reconhecidos nem viveu o tempo suficiente para acompanhar as relações entre os seus estudos e tudo aquilo que foi posteriormente descoberto no ramo da genética. Projectos, ideias e estudos inovadores mas que apenas complementaram as bases deste grande estudioso do século XIX.
Gene, cromossoma, mitose, meiose e gametogénese são alguns dos conceitos que permitem atribuir uma melhor interpretação às leis e princípios impostos por Mendel. Os resultados de Mendel à luz dos conhecimentos actuais são fundamentalmente:
• Os factores considerados por Mendel responsáveis pela transmissão das características hereditárias correspondem aos genes;
• Locus (plural, loci) corresponde à localização de um gene num cromossoma;
• Os genes podem apresentar formas alternativas responsáveis pelos caracteres contrastantes. Formas alternativas de um mesmo gene, como respectivamente, corolas vermelhas (V) e corolas brancas (v), são cha
madas alelos.
• O termo genótipo é usado para designar a constituição genética de um indivíduo em relação a determinada característica.
• Quando, relativamente a um par de alelos, estes são idênticos, diz-se que um indivíduo é genotipicamente homozigótico. É o caso das linhas puras utilizadas no cruzamento parental (VV e vv);
• Se, relativamente a um par de alelos, este forem diferentes, o indivíduo é heterozigótico e origina dois tipos de gâmetas: uns portadores de uma forma alélica e outros portadores de outra forma alélica. É o caso dos indivíduos F1 (Vv);
• Aos caracteres que um individuo manifesta resultantes dos seu genótipo, foi atribuído o termo fenótipo. O fenótipo corresponde ao modo como o genótipo se expressa.
• Em cada cromossoma existe uma sequência de genes. Esta teoria, defendida por Walter Sutton em 1902, é conhecida por teoria cromossómica da hereditariedade.
As pesquisas realizadas por Mendel foram redescobertas e reformuladas por vários investigadores de outras épocas posteriores. Estes organizaram as suas conclusões, sob a forma de três leis – Leis de Mendel. Mais recentemente, os princípios mendelianos foram agrupados em apenas duas leis:
Primeira lei de Mendel – os dois elementos de um par de genes alelos separam-se durante a formação dos gâmetas, de tal forma que existe a possibilidade de metade dos gâmetas transportar um dos alelos e a outra metade transportar o outro alelo.
Segunda lei de Mendel – durante a formação dos gâmetas, a segregação dos alelos de um gene é independente da segregação dos alelos de outro gene.
Gene, cromossoma, mitose, meiose e gametogénese são alguns dos conceitos que permitem atribuir uma melhor interpretação às leis e princípios impostos por Mendel. Os resultados de Mendel à luz dos conhecimentos actuais são fundamentalmente:
• Os factores considerados por Mendel responsáveis pela transmissão das características hereditárias correspondem aos genes;
• Locus (plural, loci) corresponde à localização de um gene num cromossoma;
• Os genes podem apresentar formas alternativas responsáveis pelos caracteres contrastantes. Formas alternativas de um mesmo gene, como respectivamente, corolas vermelhas (V) e corolas brancas (v), são cha

• O termo genótipo é usado para designar a constituição genética de um indivíduo em relação a determinada característica.
• Quando, relativamente a um par de alelos, estes são idênticos, diz-se que um indivíduo é genotipicamente homozigótico. É o caso das linhas puras utilizadas no cruzamento parental (VV e vv);
• Se, relativamente a um par de alelos, este forem diferentes, o indivíduo é heterozigótico e origina dois tipos de gâmetas: uns portadores de uma forma alélica e outros portadores de outra forma alélica. É o caso dos indivíduos F1 (Vv);
• Aos caracteres que um individuo manifesta resultantes dos seu genótipo, foi atribuído o termo fenótipo. O fenótipo corresponde ao modo como o genótipo se expressa.
• Em cada cromossoma existe uma sequência de genes. Esta teoria, defendida por Walter Sutton em 1902, é conhecida por teoria cromossómica da hereditariedade.
As pesquisas realizadas por Mendel foram redescobertas e reformuladas por vários investigadores de outras épocas posteriores. Estes organizaram as suas conclusões, sob a forma de três leis – Leis de Mendel. Mais recentemente, os princípios mendelianos foram agrupados em apenas duas leis:
Primeira lei de Mendel – os dois elementos de um par de genes alelos separam-se durante a formação dos gâmetas, de tal forma que existe a possibilidade de metade dos gâmetas transportar um dos alelos e a outra metade transportar o outro alelo.
Segunda lei de Mendel – durante a formação dos gâmetas, a segregação dos alelos de um gene é independente da segregação dos alelos de outro gene.
O que é o Xadrez Mendeliano?
O xadrez mendeliano é um quadro de dupla entrada em que num dos lados se escrevem os tipos de gâmetas possíveis que um dos progenitores pode formar e no outro lado os gâmetas possíveis que podem ser formados pelo outro progenitor. Efectuam-se, seguidamente, todas as combinações possíveis entre os gâmetas e inscrevem-se nos quadrados respectivos do xadrez, destinando-se cada quadrado a cada uma das combinações possíveis.
Através do xadrez mendeliano podem prever-se os genótipos e os fenótipos possíveis de um cruzamento assim como também a probabilidade destes ocorrerem.
O que é um Cruzamento-teste?
Uma das formas de averiguar o genótipo de indivíduos que fenotipicamente revelam a característica do alelo dominante é cruzar esses indivíduos com indivíduos homozigóticos recessivos e analisar a respectiva descendência. Por esta razão, estes cruzamentos são chamados cruzamentos-teste, também conhecidos por retrocruzamentos.